segunda-feira, 7 de março de 2016

COMO É COMPOSTO O CÓDIGO DE CHASSI


A primeira coisa que verificamos ao comprar um automóvel, é pesquisar o número de seu chassi (sua identificação). Tão importante quanto saber o número é descobrir, através dele, sua procedência ao decifrá-lo (ou seja, o local e ano de fabricação, a marca, o modelo e até o seu número dentro da linha de produção).

O número de chassi também é conhecido mundialmente por VIN (Vehicle Identification Number), formado por 17 caracteres, mas com excessão de 3 letras que não aparecem (“I”, “O” e “Q”) já que podem ser facilmente adulteradas.

No entanto, para conhecer a identidade de um carro é necessário ter em mãos uma tabela com os significados, por exemplo:


- Região Geográfica: 1 (EUA), 3 (México), 8 (América do Sul/Argentina), 9 (América do Sul/Brasil), V (França), W (Alemanha), Z (Itália) etc;

- Fabricante: A (Fiat), D (Fiat nacional), F (Ford), G (GM), R (Toyota), W (VW do Brasil), 1 (Renault francesa), 7 (Chrysler), U (Audi), Y (Renault) etc;

- Ano de Fabricação: 1 (2001), 2 (2002), 3 (2003) etc.

No Brasil, a numeração foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 1995, de acordo a ABNT que padronizou a identificação seguindo normas mundiais. A maioria dos carros produzidos antes desse ano já possuía um código de identificação, mas cada montadora fazia sua própria marcação.

Fonte: Revista Quatro Rodas, 2002

Para maiores esclarecimentos sobre o tema, consulte  https://goo.gl/ZpMiHV

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